Site Oficial: http://www.memorial.org.br/
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda - SP
Telefone: 3823-4600
Biblioteca latino-americana, de segunda à sexta, das 9h às 18h
sábado, das 9h às 15h.
terça-feira, 26 de março de 2013
Desfecho
Esses são os espaços que compõem o Memorial da América Latina. O Memorial é muito mais do que imponentes edificações projetadas pelo gênio, visionário Oscar Niemeyer, assim como a América Latina é muito mais do que suas paisagens naturais, seus lagos, florestas e cordilheiras. A América Latina é um continente fantástico, cuja história milenar é marcada por descobrimentos, conquistas, colonizações, mitos, lendas, guerras e misturas raciais que criaram um povo cuja expressão artística e cultural é inigualável. O Memorial existe para integrar a América Latina por meio da arte e da cultura, promover a diversidade cultural dos povos e oferecer um espaço de cultura e lazer aos visitantes nacionais e estrangeiros.
Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro
O Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro tem 1.600 metros quadrados. Seu acervo permanente com cerca de 2 mil peças de arte popular do Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai e Uruguai é único no país. Trajes típicos, máscaras, estandartes, instrumentos musicais, objetos de adorno e de uso cotidiano, obras em argila, madeira, esculturas em ferro, brinquedos, adereços religiosos e profanos, entre muitas outras obras da criatividade popular, compõe a coleção do pavilhão.
Chão sob o mapa da América Latina |
Passarela
Salão de Atos Tiradentes
Praça Cívica (Praça do Sol)
Vista da Praça Cívica |
Vista da Praça Cívica |
Escultura "A Mão", de Oscar Niemeyer |
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
A Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, que reúne, organiza e dissemina o conhecimento impresso e gravado, representativo de cada um dos países latino-americanos. Possuiu um acervo de mais de 30 mil livros e 10 mil documentos. Dispõe de um videoteca, com mais de 2 mil títulos acessíveis ao público, um info-centro com acesso gratuito à internet e um auditório com capacidade para 140 pessoas, onde são realizados cursos e palestras sobre literatura e outros temas relacionados com a integração latino-americana.
Entrada da Biblioteca |
Entrada da Biblioteca e Catavento feito com material sustentável |
Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana
O projeto arquitetônico da galeria já é uma obra de arte, pois uma única coluna central suporta toda a construção, permitindo ao visitante, desde a entrada, uma visão de todo o acervo exposto.
Composta por duas salas, a galeria Marta Traba possui toda a infra-estrutura necessária para a conservação das obras, como controle de temperatura, umidade e iluminação, o que possibilita apresentar importantes mostras de arte.
Na galeria encontramos uma exposição de arte onde falava sobre a sustentabilidade.
Confira o que encontramos por lá!
Pirâmides criadas pelo consumo de energia
|
Bancos feitos de grãos
|
Grãos de arroz, feijão e milho. |
Monte de folhas mortas que simulam a respiração para demostrar que, mesmo depois de mortas, não são inutilizáveis. Podem servir como adubo.
|
Máquina de lavar que funciona conforme as pedaladas da bicileta. |
Balde que transmitia sons de diferentes pontos de um mesmo rio. |
Vulcão |
O Memorial
Criado em 1989, este extraordinário espaço de 84.480 m² projetado por Oscar Niemeyer, é um pólo irradiador e integrador da cultura latino-americana, em todas as suas manifestações.
Na Entrada Principal, onde se tem o primeiro impacto com a grandiosidade do complexo, estão hasteadas as bandeiras de todas as nações da América Latina e das nações colonizadoras, simbolizando que se está ingressando em um espaço que reúne um pouco das características culturais dos países dessa região.
Esculturas no subsolo, logo depois da escada. |
Entrada do Memorial |
Vista da parte posterior do Memorial, com ênfase às bandeiras das nacionalidades Latino-Americanas |
Entrada subterrânea em direção ao Memorial |
Bem Vindos ao site!
Esse site tem a finalidade de apresentar o Memorial da América Latina, em prol de um trabalho solicitado pela professora Viviane Fidalgo, de história, do Colégio Renovação.
Iremos apresentar fotos e informações referentes à esse local, que foi visitado pelo grupo, composto por: Bruna Boaventura, Helena Abdalla, Karine Pedace, Mateus Sena e Vitória Limone.
Divirta-se!
Iremos apresentar fotos e informações referentes à esse local, que foi visitado pelo grupo, composto por: Bruna Boaventura, Helena Abdalla, Karine Pedace, Mateus Sena e Vitória Limone.
Divirta-se!
Assinar:
Postagens (Atom)